E é com grande orgulho que anunciamos: a Fatec Cotia reforça seu lugar entre as instituições que realizam pesquisa científica com um novo Projeto financiado pela FAPESP! Os professores da Fatec Cotia sempre desenvolveram pesquisas, […]
Os professores da Fatec Cotia sempre desenvolveram pesquisas, muitas vezes envolvendo alunos, de forma independente, em parceria com outras Fatecs ou outras Universidades Públicas, com financiamento de órgão governamentais ou recursos do CPS, em diversas áreas do conhecimento.
Como parte das ações para a consolidação da pesquisa, na Fatec Cotia criou-se uma estrutura organizacional que contemplasse a Câmara de Pesquisa e Extensão e a Comissão de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. Além disso, semestralmente, professores estruturam projetos, com os alunos, para as Bolsa Internas de Monitoria e Iniciação Científica.
Agora, porém, estamos com um projeto de outra magnitude!
O projeto SMART B100 – Pesquisa e Desenvolvimento de uma Plataforma de Agronegócios através do Uso de Inteligências Generativas (LLM) faz parte de um empreendimento maior, aprovado pela FAPESP, no âmbito dos editais do Centro de Ciência e Desenvolvimento (CCD), denominado Centro Avançado de Pesquisa Smart B100 (CCD-SB100). O objetivo é construir uma plataforma digital que integre conhecimentos científicos sobre o ambiente e a biologia do solo e das plantas com tecnologias de inteligência artificial (IA) generativa.
O projeto baseia-se em três pilares principais:
Temos o orgulho de contar com o professor Bráz Isaías da Silva Jr., como um dos três pesquisadores principais do CCD-SB100. Ele será responsável pela preparação e desenvolvimento do LLM (Large Language Model) e do Sistema Computacional SB100.
O evento de lançamento, realizado em Cordeirópolis, no dia 03 de setembro de 2024, reuniu os pesquisadores do projeto e representantes das instituições envolvidas. Pela Fatec Cotia, marcaram presença a Profa. Meg Lima Andrade, o Prof. Johne Marcus Jarske e o Prof. Bráz Isaías da Silva Jr.